quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FESTIVAL GASTRONÔMICO NO MERCADO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO



Mercado Municipal do Rio de Janeiro recebe festival gastronômico em que apresenta diversas receitas de bacalhau


Pensando em visitar a cidade imortalizada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, na música Garota de Ipanema? Além das belezas naturais, a capital carioca tem muitos outros atrativos. É o caso da gastronomia. Quem estiver pela cidade até o dia 23 de novembro, vale dar uma esticada até o Mercado Municipal, que recebe seu 2º Festival Gastronômico.

Nesta edição, o peixe que caiu no gosto do brasileiro por sua versatilidade e sabor é novamente a estrela. Produto ícone do mercado, o bacalhau foi a fonte de inspiração dos 12 restaurantes participantes, e também de sete estabelecimentos, que criaram receitas especiais e montaram harmonizações com os pratos.

É bacalhau de todos os jeitos – cozido, assado, na brasa, em postas e desfiado – e para todos os gostos e bolsos! As lojas também oferecem azeites, vinhos e bacalhau com preços especiais para que você enriqueça o seu estoque em casa.

Para encerrar com chave de ouro, nos dois últimos dias, 22 e 23 de novembro, o evento contará com uma programação especial. No sábado (22), um grupo de samba de raiz tocando o melhor do samba e apresentações de academia de dança vão agitar o público que passar por lá, entre 17h e 21h. Em 54 anos de existência, é a segunda vez que alguns estabelecimentos vão ficar de portas abertas no período noturno.

Já a programação de domingo (23) promete roda de chorinho, das 12h às 16h. Simultaneamente, haverá um espaço kids montado para crianças de 4 a 11 anos se divertirem, enquanto os adultos se esbaldam na música.

Um pouco de história - Um bom mercado municipal é o espelho da história e da cultura de uma cidade. Lá se encontram os produtos locais, desde cultura agrícola até artesanato.

Projetado pelo engenheiro Alfredo Azevedo Marques, o mercado municipal do Rio de Janeiro situava-se na Praça XV e ia até a rua do ouvidor, foi o maior de todos os edifícios de ferro montados no Brasil. De origem europeia, era composto de 16 ruas e mais de 200 lojas de gêneros alimentícios e afins. O patrimônio histórico e cultural da cidade foi demolido na década de 1950, para dar lugar ao Viaduto da Perimetral.

Os comerciantes, órfãos de espaço para as suas atividades, se reuniram e fundaram a CADIF (Central de Abastecimento do DIstrito Federal) que depois virou a atual CADEG (Central de Abastecimento do Estado da Guanabara). Fica na rua Capitão Félix, 110 - Benfica - Rio de Janeiro / RJ

Fonte: MT
Foto: Divulgação
Mais notícias
{loadposition user13}

Nenhum comentário:

Postar um comentário