domingo, 29 de janeiro de 2012

GANHO OU PERDA DE PESO EXCESSIVO NA GRAVIDEZ PODE GERAR COMPLICAÇÕES

Durante a gestação é normal surgirem várias dúvidas e preocupações, uma delas está ligada ao ganho de peso, já que a cada semana o corpo terá novas mudanças. A ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André explica que o ideal é a gestante ter controle e bom senso, pois o ganho de peso adquirido será fundamental para a saúde da mãe e do bebê.

A mulher precisa estar ciente e aceitar, que neste período, o ganho de peso será inevitável em razão do aumento de sangue e de fluidos na mãe; aumento do útero; placenta; o bebê e o fluído que o envolve, além da reserva de gordura que se formará para o pós-parto. Mas, não há motivos para desespero já que o corpo passará por uma série de transformações e ajustes, portanto recorrer a uma dieta de emagrecimento não é recomendável.

Segundo a ginecologista não existe um ganho de peso ideal, já que é preciso avaliar o peso inicial e as condições da gestação. “A perda ou aumento excessivo de peso poderá estar relacionado a diversos fatores como a alimentação, os desejos, o trabalho, o estresse e o exercício”, explica a especialista.

O peso excessivo pode levar a patologias como hipertensão gestacional, Diabetes Mellitus Gestacional, bebês macrossômicos - acima de quatro quilos, dores nas costas, inchaço nas pernas, problemas circulatórios e dores abdominais.

Já o baixo ganho de peso, pode levar a anemia, restrição de crescimento do bebê, trabalho de parto prematuro e bolsa rota prematuramente, infecções maternas durante a gestação por queda de imunidade e dificuldade de cicatrização no pós-parto.

“O ideal é que a gestação seja planejada, se houver problemas de peso eles devem primeiramente ser corrigidos”, orienta.

Vale lembrar que no início da gestação a perda de peso pode ser comum, pois está relacionada aos enjôos matinais; reduzir a quantidade de sal ingerida pode diminuir os inchaços, a menos que ele esteja relacionado com hipertensão ou pressão sanguínea alta; a quantidade de líquido amniótico que envolve o bebê também pode influenciar no aumento ou perda de peso.

O ideal é que logo no início da gestação a mulher tire todas as dúvidas com o ginecologista, além de estabelecer uma dieta equilibrada, a exercícios físicos e supervisionados. Deve-se evitar as dietas de emagrecimento, mas também não se alimentar por dois. Se houver insegurança quanto à alimentação, o ideal é buscar ajuda de uma nutricionista, para que a mãe e o bebê estejam saudáveis.

Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário