segunda-feira, 31 de outubro de 2011

HOJE É DIA DO SACI PERERÊ E SÃO LUÍS DE PARAITINGA(SP) ESTA EM FESTA!

Essa pequena cidade situada no meio da Serra do Mar, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, é praticamente um museu a céu aberto. Isso porque o seu bem conservado conjunto arquitetônico, que data do século XIX e início do século XX, foi tombado pelo governo paulista para que seja preservada toda a sua riqueza histórica e sua beleza.

Essa é a São Luís De Paraitinga que há 9 anos jura ser o berço do Saci Pererê e abre a cidade para comemorar o dia deste personagem tão querido no Brasil.

Causos

Todos os anos, Geraldo Alves da Silveira, o artesão Geraldo Tartaruga, vai à festa na praça central de São Luis para contar as histórias do saci-pererê. Ele tem um causo para explicar como o saci surgiu na região: "Havia um grupo de dez sacis, que vivia numa fazenda com um fazendeiro muito mau. Tinha saci de todo tipo, malandro, bagunceiro, reinador, briguento, como qualquer moleque. Um dia o fazendeiro desapareceu e os sacis também desapareceram e ninguém sabe pra onde foram. Com o tempo, começaram a aparecer em estradas, para tropeiros e cargueiros, que davam pinga para os sacis. Com o tempo, foram acabando as tropas, foram aparecendo os carros e eles não foram mais aparecendo nas estradas. Mas continuaram aparecendo para os pescadores, assombrando fazendas, destruindo criação pequena, que sumia das fazendas, tirava ovo da galinha que estava chocando..."

Na trilha do perneta

A Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), fundada em 2003, é uma das promotoras da festa, que conta com as marchinhas do Bloco do Saci, puxado pelos bonecos criados por um artesão popular: o Zé Paulino e Angu, um casal gigante com cara de Pererê.

Mário Cândido, que presidiu a Sosaci por cinco anos, diz que, apesar do saci ter nascido entre os indígenas do sul do país, tem bastante influência na região porque é onde a cultura caipira está bastante preservada.

O grupo de observadores do saci cresce a cada dia e ganha terreno internacionalmente. Já manteve, através do site; www.sosaci.com.br contatos até com a Sociedade dos Observadores do Monstro do Lago Ness, na Escócia, que propôs uma parceria com os amigos do perneta.

FOTO DO DIA - AS BRUXAS NA NATUREZA

FOTO: RENATA KOTSCHO

sábado, 29 de outubro de 2011

VERSOS E IMAGENS DA NATUREZA CONVIDAM A CRIANÇA A DESCOBRIR POR ONDE ANDA A POESIA


A poesia que brota do chão como um alecrim dourado, ou que está presente no encanto dos animais, no encontro com o outro, nas canções, no barulho dos grilos e na beleza da natureza. São essas imagens que constituem a matéria de 'Poesia na varanda', lançamento da Autêntica Editora. Nessa obra, a escritora Sonia Junqueira fala da paixão pela poesia, presente não somente nas palavras e rimas, mas também nos pequenos gestos e nas coisas simples e belas do cotidiano. Com ilustrações de Flávio Fargas, que compõem um imaginário de sonhos, o texto passeia pelos diversos momentos em que a poesia brilhou, sorriu, cresceu: num banho de chuva, numa tarde no quintal ou numa noite de luar.

A autora resgatou fragmentos de sua infância – casas onde morou, cantigas de roda, vivências, emoções como a alegria e a tristeza – para tentar descobrir em que lugar habita a poesia, de onde ela surge, onde se esconde. Sem encontrar uma resposta, percebe no entanto que a poesia pode morar em todos os lugares, até mesmo em uma varanda...

O diálogo perfeito entre os versos curtos, com métrica e rima, e as imagens que compõem esta obra de prazerosa leitura seduz a criança leitora, convida-a para um universo de delicadezas, de simplicidade, ao mesmo tempo em que a provoca a descobrir, em sua própria vida, por onde anda a poesia do dia-a-dia.

Sobre a autora – Sonia Junqueira nasceu em Três Corações (MG) e vive em Belo Horizonte. Editora de livros infantis e juvenis, também escreve para crianças, tendo já mais de 90 títulos publicados. É formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sobre o ilustrador – Flávio Fargas nasceu e vive em Belo Horizonte (MG). É formado em Pintura e Desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aos sete anos, publicou sua primeira ilustração, na capa do suplemento infantil Gurilândia, do jornal Estado de Minas.

Título: Poesia na varanda

Autora: Sonia Junqueira

Ilustrações: Flávio Fargas

Número de páginas: 28

Formato: 21 x 24 cm

Preço: R$ 28,00

Indicação: a partir de 9 anos

ISBN: 978-85-7526-525-3

Fonte:Brandpress

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIFERENÇAS DOS ALIMENTOS DIET E LIGHT


*Por Fernanda Castelo Branco

A maioria dos consumidores se confunde na hora de escolher alimentos com a definição diet ou light. Diferentes alimentos estão nas prateleiras, o que torna difícil a escolha. Segue abaixo as características desses produtos:

Alimento Diet

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o termo diet pode ser utilizado nos seguintes produtos:

Alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros.

Alimentos para dietas com ingestão controlada de nutrientes (para manutenção de peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente. Sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.

Todos os produtos diet devem ter isenção de algum nutriente. Nem sempre o alimento diet apresenta menos calorias, por isso a importância de avaliar as informações nutricionais.

Alimento Light

Os alimentos light devem ter redução mínima de 25% em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.

A real diferença entre diet e light está na quantidade permitida de nutrientes.Enquanto que o diet precisa ser isento 100%, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Outra diferença, é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado,celíacos, fenilcetonúricos). Se, o alimento light apresentar eliminação de um determinado nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido por pessoas com diabetes.

Importante lembrar que esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que podem consumir mais, por ter menos calorias.

Ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional será a melhor forma de verificar se eles atendem as suas necessidades. Portanto solicite ao seu nutricionista que o oriente a leitura de rótulos dos produtos e fique sempre atento na hora da compra, pois como estes podem ter maior custo, quando comparados com os convencionais, você poderá gastar mais por um produto, sem que haja necessidade de ser substituído.

Nutricionista da Associação de Diabetes Juvenil

Membro da equipe multidisciplinar da ADJ

Coordenadora dos acampamentos educativos da ADJ/Unifesp e Programa Nutrição em Ação com parceria da WDF

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL REGIONAL


por Ronaldo Kotscho

A região de Loreto, na Amazônia Peruana, com sede em Iquitos, tem o dia 12 de junho como o dia da Literatura Regional da Criança, um exemplo que deveria ser seguido por nossos Estados e Municípios. Assim o nosso país terá um ponto de referência às atividades destinadas a reforçar a criação literária local e promoção da leitura nas diversas áreas regionais.

Escolhi um conto de autoria de um morador de Loreto, para exemplificar a importância da literatura regional:

Homens de água

Por Danilo Sanchez Lihón..

El principio

Al principio del mundo reinaba una tenue claridad. No había luna, ni sol, ni luceros. En lo alto se elevaba el cielo que en aquel tiempo era un árbol corpulento y gigantesco que cubría con su follaje la tierra.

Debajo de él se deslizaba tranquilo el río Ucayali.

A sus orillas vivía un Inca con su mujer. Su cabaña se alzaba en un paraje de tierra fértil que entraba en el río donde crecían papayos, pomarrosas, cedros y otros árboles que daban frutos abundantes.

Selva adentro vivían otros paisanos.

Una mañana la mujer del Inca se puso a lavar sobre una balsa amarrada a las playas del río, cuyas aguas en aquel tiempo eran límpidas y sin reflejos, salvo en los sitios en donde había remolinos..

La prenda

Cerca un bufeo colorado nadaba en las aguas azuladas, agitando sus deslumbrantes aletas. Aparecía en la superficie y luego se sumergía levantando chorros de espuma.

Mientras tanto la mujer torcía sus vestidos y los iba dejando sobre uno de los troncos.

De pronto, se dio cuenta que una des sus prendas ya no estaba en el madero donde la había puesto.

– Pero si aquí la dejé, decía buscándola por uno y otro lado.

En ningún sitio la encontró.

Pensó entonces que la había dejado mal puesta y posiblemente se había caído. Miró y se zambulló en las aguas.

Nada.

La prenda había desaparecido como por encanto.

Los sueños

Ese mismo día mientras dormía se apareció en sueños un joven hermoso que vestía de blanco. Lo llamó por su nombre que nunca había oído pero que al escucharlo le pareció su nombre verdadero:

– ¡Iwa!

– Se levantó llena de admiración.

– ¡Iwa! ¡Eres mía!

– ¡Quién eres tú y por qué dices eso! ¡Yo tengo marido! –Contestó ella desde su tarima.

La siguiente noche nuevamente el extraño repitió su nombre pero con más insistencia.

Entonces ella se enderezó en la cama y caminó hasta la puerta en donde él la esperaba. Allí conversaron largamente mientras su esposo dormía.

Otra noche ya platicaron a la orilla del río, bajo las pomarrosas, donde ella cedió a los requerimientos de amor que él le hacía.

Cuando se despidió vio que el joven poco a poco se introducía en el Ucayali y dando un salto se sumergía al fondo del río..

Las aguas

– ¡Tú me has mentido! ¡Tú eres el bufeo colorado! –Le dijo otro día.

– Tal vez su figura he tomado para conquistarte, –contestó el joven, sin vergüenza alguna.

– Tú robaste una prenda mía mientras lavaba en el río.

– Sólo con ella pude entrar en tu sueño.

Poco a poco él la fue animando a ingresar más y más al Ucayali hasta que una noche la arrastró consigo bajo las aguas.

La condujo por un valle donde había jardines, caminos, caseríos. Un mundo donde todo está invertido, los techos de las casas cuelgan de las paredes de caña y el árbol del cielo se mira hacia abajo sumergido.

Son las casas de las yacu-huarmi que viven para contemplarse en los espejos, sin percibir el paso del tiempo..

¿Dónde estás?

Ellas viven sin preocuparse en talar los árboles para hacer siembra, ni en abrir trochas para cazar, ni en labrar madera para fabricar flechas, canoas, arcos o cuchillos.

Iwa al poco tiempo regresó a su cabaña y se presentó en sueños a su marido.

– ¡Esposo! He venido a despedirme, el bufeo colorado me ha hechizado. El espíritu del río está dentro de mí.

Al escucharla él se levantó de donde dormía, con el rostro angustiado por mirarla, pero en la oscuridad nada veía.

– ¿Dónde estás? –Le habló él con voz quebrada.

– Estoy en tu sueño.

– Dime entonces cómo ir a buscarte.

– No puedes, –contestó ella. –El río es hondo y además sin orillas. ¡Adiós! –respondió ya desde lejos.

Él tendió las manos en la dirección en que oía su voz y lloró amargamente llamándola..

El olor a la tierra

Iwa vivía bajo el agua, en un valle en donde no hay principio ni término, viendo su reflejo cada vez más hermoso en los espejos, sin sentir ni dicha ni pena, entrando por mil puertas y no saliendo por ninguna.

Pero un día pudo salir a la superficie del río y nadar plácidamente bajo la tenue claridad del alba.

Mientras alzaba la cabeza y la volvía a sumergir, escuchó el rumor de las hojas a lo lejos, aspiró el olor de la madera y la fruta madura, el vaho de la tierra humedecida.

Entonces se atrevió a acercarse a las orillas.

Vio la tierra llana y florida.

Se acostumbró a salir cada tarde tomando la figura de un bufeo. Merodeaba las playas cercanas a su antigua cabaña, observando los quehaceres del Inca, su anterior compañero..

Irás muy lejos conmigo

Al anochecer seguía de lejos su canoa en donde aquel remaba pensativo.

Un día, acercándose con la mirada puesta en la nuca querida, pudo ver los cabellos crecidos que le caían detrás de las orejas, la curva de la espalda, sus manos encallecidas.

La sangre le golpeó con pasión las venas de la frente y sin poder resistir, alzando la cola volteó la canoa donde él iba y abrazando su cuerpo bajo el agua trató de llevarlo a los espacios bajo el agua donde vivía.

Pero el Inca era fuerte, luchando la hizo subir a la superficie, sacándola hasta tierra.

– ¡Quién eres!

– Tu esposa, –dijo ella.

La abrazó emocionado.

Entonces la convenció para internarse en la selva.

– Irás muy lejos conmigo. Así nos apartaremos del río..

Y salen a buscarla

Dejándolo todo se encaminaron selva adentro.

Anduvieron muchos días hasta dar con un lugar que les pareció distante y apacible.

Los espíritus del río esperaron vanamente el regreso de Iwa. Cuando la dieron por perdida, sus pupilas que antes eran cristalinas se tornaron turbias por la cólera.

Dijeron:

– Vamos a buscarla.

Las olas encolerizadas del Ucayali fueron saliendo a las playas y después cubriendo palmo a palmo la tierra colorada, los campos, los sembríos.

Lentamente iban cubriendo la selva.

Llegaron al borde de las casas y luego entraban en ellas.

Al ingresar a las viviendas de los nativos y tocar los objetos, éstos se iban convirtiendo en distintos animales y peces que ahora habitan en las aguas..

El árbol de lupuna

Las canastas de pajilla se tornaron en tortugas, taricayas y motelos.

Las flechas se hicieron anguilas.

De ollas y sartenes se desprendieron paiches, palometas y gamitanas.

De tambores y tinajas aparecían sachavacas y delfines.

De las canoas empezaron a mecerse los lagartos.

De las hamacas se deslizaron las boas marinas.

La gente que había en uno y otro sitio corría a treparse a los árboles.

Pero el río se acercaba hasta ellos y de los pies los jalaba hundiéndolos en su remolino.

Cuando vio a las aguas asomarse el Inca ordenó:

Subamos hacia el monte.

Allí crecía un árbol gigantesco de lupuna cuya copa no alcanzaba a ser vista desde la tierra y se perdía entre las nubes. A él se acercaron, pero pronto el río comenzó a lamer sus raíces.

La ascensión

Entonces decidieron subir. Primero lo hicieron a la rama más baja de donde vieron que el río se agitaba con más espanto y furia.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UMA DIETA PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO


por Tamirys Collis

Uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para quem tem problemas de sono. Baseada nessa afirmação, a nutricionista Marlete Pereira, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, elaborou um “cardápio do sono” para seus pacientes que se queixavam de dificuldade para dormir. E não é que, de acordo com relatos daqueles que seguiram a tal dieta, o sono melhorou mesmo?

O cardápio preparado pela especialista inclui chás claros, carne branca, folhas e alimentos integrais. Conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, da clínica Vitay Medicina de Emagrecimento e Estética, para saber porque esses alimentos ajudam a melhorar a qualidade do sono e também quais devemos evitar para não agravar o quadro de noites maldormidas.

De acordo com Adriana, os chás claros, como os de hortelã, camomila e erva cidreira, melhoram a qualidade do sono porque ajudam no relaxamento muscular. Já os vegetais verdes, principalmente a alface são ótimos porque têm magnésio e vitamina B, também importantes para o relaxamento.

No jantar, o ideal é optar por alimentos mais leves, por isso as carnes brancas são boa pedida. “Esse tipo de carne, em especial o peixe, tem digestão mais rápida e fácil, ou seja, não pesa no estômago, fator que prejudica o sono”, explica a nutricionista. À noite, dê preferência às carnes brancas grelhadas ou cozidas.

A aveia, a amêndoa, a banana, o leite e o mel também são alimentos importantes para quem deseja ter um sono tranquilo. Tudo porque elas contêm o aminoácido triptofano, que induz o sono e relaxa a musculatura. Outra dica é o consumo de alimentos que facilitem a produção de melatonina, hormônio que tem função de regular o sono e é produzido pelo organismo em maior quantidade durante a noite (das 24h às 6h). Segundo Adriana, as sementes de girassol, gergelim e linhaça são bons exemplos de alimentos ricos em melatonina e recomendados para quem tem problemas de sono.

Ainda de acordo com a especialista, os chás escuros, como mate, preto e verde, devem ser evitados por aqueles que têm dificuldades para dormir porque contêm cafeína. “Os refrigerantes à base de cola, como coca-cola e pepsi cola, além do café e guaraná, também não devem ser consumidos antes de dormir, porque têm ação estimulante”, diz.

Os alimentos pesados, como frituras, gordura e chocolates, não devem ser consumidos à noite, porque têm digestão mais difícil e por isso podem atrapalhar o sono. Além de optar por uma refeição leve, o ideal é jantar, no mínimo, 2 horas antes de deitar.

Há quem acredite que as bebidas alcoólicas ajudam no relaxamento e, consequentemente, em um sono mais tranquilo, mas a especialista alerta: “quem costuma beber vinho, por exemplo, para relaxar antes de dormir deve tomar cuidado para não exagerar na quantidade, porque aí pode passar do relaxamento para o oposto. O ideal é não criar esse condicionamento”, explica.

A dica é incluir esses alimentos que auxiliam na qualidade do sono dentro de uma dieta saudável. E se mesmo seguindo esse cardápio a pessoa continuar sentindo dificuldade para dormir, o ideal é buscar ajuda médica.

Mais informações em http://cristianaarcangeli.com.br

PARACATU (CE) TEM ECOTURISMO DE PRIMEIRA


A cidade de Pacatuba possui várias opções de trilhas ecológicas das quais podemos destacar a trilha do Boaçu ou Trilha Serra da Aratanha, a trilha do Letreiro, e a trilha do CETREPF onde o visitante se depara com várias piscinas de água natural, um presente aos aventureiros após a longa caminhada. A Trilha Ecológica Serra da Aratanha recebe grupos de todo o Brasil, principalmente nos finais de semana e nos feriados. Ela é dirigida pela a Associação de Condutores de Trilhas da Serra da Aratanha de Pacatuba – ACOTSAP – que desenvolve um trabalho com guias e seguranças capacitados qualificando o serviço durante todo o percurso.

Completando essa diversidade de atrativos naturais, o município ainda possui os mistérios da Gruta do Pimpim, bem como as águas cristalinas da Cachoeira Paraíso; a altivez do Pico do Letreiro e do Pico do Bicudo; e o Mirante, localizado a 1.400 metros do início da trilha do Boaçu, ponto que oferece uma visão única da cidade.

Além dos recursos hídricos, a flora pacatubana é um imenso tesouro esquecido. É a última área onde existem resquícios da Mata Atlântica no Ceará. As Pedreiras são belíssimos precipícios localizados ao pé da Serra de Aratanha. Podem ser avistadas ao longo da estrada, em meio à grande variedade de Mata Atlântica.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CRIANÇAS












A alimentação de uma criança de 1 até os 4 anos é de vital importância, já que este é um período crucial para as fundações dos seus hábitos nutricionais. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa...

Considerações Nutricionais

Comida e nutrientes são as matérias-primas que nos permitem formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e mantê-los saudáveis. Uma boa deita alimentar também pode proteger de várias doenças.

A dieta de uma criança necessita de um planeamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.

Os nutrientes particularmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são:

Ferro

A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária, já que os requerimentos em ferro são elevados, e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, comidos em simultâneo, ajudam a absorção do ferro, por isso deve incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar, por exemplo.

Cálcio

Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.

Vitaminas A, C e D

A vitamina A é necessária para uma pele saudável e desenvolvimento celular, podendo faltar muitas vezes na alimentação de crianças nestas faixas etárias.

A vitamina C é importante para o sistema imunitário e crescimento. Ajuda a absorção de ferro, em particular de fontes vegetais. As frutas e legumes são excelentes fontes de vitamina C.

A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela acção do sol através da pele. No Inverno, e se a sua criança está sempre coberta por roupas no exterior, assegure-se que inclui boas fontes de vitamina D, ou suplementos alimentares que contenham esta vitamina.

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/Receitas-Saudaveis.html

OUTUBRO ROSA TEM CAMINHADA EM SANTANA DE PARNAÍBA(SP)















Em Santana de Parnaíba, o encerramento da participação da cidade na Campanha Outubro Rosa acontece neste sábado (29/10). No dia, será realizada uma caminhada comemorativa, às 10h, saindo do Residencial Burle Marx, em Alphaville, até a Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, onde a Banda da Guarda Municipal Comunitária (GMC) irá recepcionar os participantes.
O roteiro da caminhada passará pelas seguintes vias: Avenida Alpha Norte, Estrada Bela Vista, Rua Padre Luís Alves Siqueira Castro, Estrada dos Romeiros, Rua Padre Guilherme Pompeu, Rua Suzana Dias, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno e Praça 14 de Novembro.
Para participar da ação, basta entrar em contato com o gabinete da vereadora Maria Helena, pelo telefone 4154-1422 ou 4154-8603. Quem participar da caminhada ganhará a camiseta oficial do evento.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

TORTA SAUDÁVEL – CREME DE ATUM

Ingredientes para massa:

3 ovos

1 xícara de chá de leite desnatado

½ xícara de chá de óleo de soja

8 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó químico

1 colher de chá de sal

Margarina e farinha de trigo para untar

2 colheres de sopa de requeijão light cremoso

Ingredientes para o recheio:

2 latas de atum ao natural light

1 tomate picado sem pele

1 cebola fatiada

1 colher de chá de orégano

1 copo de requeijão light cremoso

Modo de preparo:

No liquidificador, bata os ingredientes da massa, até ficar homogêneo e transfira para uma forma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada. Cubra a massa com o atum, o tomate, a cebola, o orégano e o requeijão às colheradas. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Sirva quente com requeijão.

Dica: Na hora de preparar a massa, bata primeiro os ingredientes líquidos de depois os sólidos para garantir maciez.

Rendimento: 10 porções

Valor calórico da porção: 160,32 Kcal

Fonte: http://nutrifrancielianchieta.blogspot.com/

TEM PIZZA FRANCESA NA VILA MADALENA

Após uma viagem à França, a ideia da Chef Pizzaiola, Danielle Maia Ronconi, de abrir uma pizzaria ganhou “vida”, e assim “nasceu” a Marie Thérèse com o conceito de Pizza Bistrô aos moldes de Paris. Com um toque feminino e paladar aguçado, a Chef criou inúmeras opções de pizzas que podem ser conferidas no cardápio e degustadas em um espaço cercado de mimos e muitos detalhes que fazem a diferença.

O destaque do ambiente fica por conta das paredes, todas desenhadas com motivos que lembram uma vila europeia. A ideia é que ao entrar na Marie Thérèse o cliente tenha a sensação de estar realmente num descolado bistrô do circuito Paris/Roma.

As opções de pizzas servidas pela Marie Thérèse vão desde os sabores tradicionais com a marguerita que é uma das campeãs de venda, como as gourmets e calzones, passando pelas famosas galettes francesas, com as bordas dobradas, que lembram um trabalho em origami, até as veganas, sem adição, inclusive na massa, de qualquer produto de origem animal, levando todos a uma viagem única de sabor.

Além de saborear massas crocantes, o cliente tem a oportunidade de degustar cafés especiais tirados pela também barista Danielle, e ainda comprar presentes diferenciandos e exclusivos na charmosa loja existente no espaço.

Serviço:

Pizzaria Marie Thérèse

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1171 – Vila Madalena – São Paulo

Horário de funcionamento: restaurante, loja e cafeteria, de terça a domingo, das 15 às 24h

Aceita todos os cartões

Não aceita cheques

Faz entrega em domicilio. Serviço delivery de terça a domingo, das18h às 23h30. Pedidos através dos telefones (11) 3814-2681 e (11) 3815-5549

Aceita reservas.

Acesso para cadeirantes

46 lugares sentados

Tem mesas ao ar livre

Tem wireless

Estacionamento pago com serviço de valet parking

Telefone (11) 3814-2681 / www.marietherese.com.br

Informações Adicionais

Marca:Marie Thérèse

Estado:São Paulo

Cidade:São Paulo

Fonte: Brandpress.

VANTAGENS DE CORRER DESCALÇO


Lançado em 2006 pela empresa italiana Vibram, líder mundial em tecnologia de solados, o Vibram FiveFingers tornou-se uma febre mundial entre atletas e esportistas. O calçado, que não possui amortecedores, segue o conceito “barefoot running” e proporciona a sensação de correr descalço.

Desenvolvido com tecido superior de poliamida resistente a abrasão e palmilha de microfibra antimicrobiana, o FiveFingers traz benefícios como o respeito à biomecânica natural do corpo, alinhamento da coluna vertebral e a eliminação da elevação do calcanhar. Com sola de borracha Vibram de 4 mm, ocasiona maior sensibilidade nas pisadas no chão.

Segundo pesquisa realizada por Daniel Lieberman, professor de Biologia Humana Evolutiva da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o Vibram FiveFingers oferece proteção equivalente a de um calçado tradicional, sem os efeitos colaterais causados pela inversão da pisada, principalmente durante a corrida. Lieberman defende a técnica de nos aproximarmos do processo natural do corpo utilizando e fortalecendo os músculos que não são ativados com o amortecimento de tênis tradicional de corrida.

Especialista em ortopedia e medicina esportiva e, também, corredor maratonista, Dr. José Marques Neto apóia a técnica barefoot running e afirma que correr da maneira mais natural possível traz benefícios: “Deste modo, completa-se o amplo movimento da passada, junto a utilização dos mecanismos dos músculos esqueléticos que a natureza criou para atenuar o impacto, e com o Vibram FiveFingers é o mais perto que conseguimos chegar disso”.

Cinco razões para usar Vibram Fivefingers:

1 – Aumenta a percepção do corpo

2- Favorece a postura funcional da coluna vertebral

3 – Desenvolve equilíbrio e agilidade

4 – Fortalece pernas e pés

5- Melhora a mobilidade dos membros inferiores

Versátil, pode ser utilizado para variadas modalidades, como treinamento fitness, yoga, pilates, trekking, escalada, montanhismo, canoagem, surfe, corrida, entre outros. Mas para que seja usado de forma adequada e para evitar eventuais lesões, é aconselhável a adaptação lenta e gradual.

Outras informações:

(11) 2769-6720

www.ddivision.com.br

Fonte: Brandpress

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

GARRAFAS QUE AJUDAM NA SAÚDE DAS PESSOAS E DO PLANETA



A Tupperware acaba de lançar a Eco Tupper Amarelo Chic, terceira garrafa da coleção Eco Tupper 500 ml que está sendo um verdadeiro sucesso de vendas. Apenas no lançamento da coleção, as expectativas de vendas da empresa foram superadas em 65% e ainda têm mais duas garrafas: Verde Fresh e Rosa Ousado.

A coleção Eco Tupper é ecologicamente correta, uma vez que evita o uso de copos e garrafas plásticas descartáveis, que demoram até 100 anos para se decomporem e que custam cerca de 2 mil vezes mais que a água de torneira. O produto da Tupperware, ao contrário, custa em média R$ 16,90 e tem garantia de 10 anos, podendo substituir o equivalente a incontáveis garrafas plásticas, que seriam descartadas no ambiente.

O produto ainda possui um designer prático, portátil, moderno e anatômico, que possibilita ser transportado na mochila, na bicicleta e até mesmo no carro. Além disso, possui tampa com fechamento de rosca, que facilita a vedação e mantém o bocal longe de impurezas.

As garrafas Eco Tupper fazem parte de uma linha colecionável composta por cinco cores: Roxo Energia, Laranja Intenso, Amarelo Chic, Verde Fresh e Rosa Ousado. Vendido por meio de catálogo de vendas, assim como todos os produtos Tupperware, a terceira garrafa, a Amarelo Chic, só poderá ser adquirida na edição de número 11 do catálogo.

Eco Tupper Garrafa

Categoria: Servir

Capacidade: 500 ml

Material: Base e tampa em polipropileno

Composto por: base e tampa

Preço: A partir de R$ 16,99

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR GANHA CIRCUITO DAS AVES

As sinfonias dos tangarás, saíras, pintassilgos, sabiás e companhia, podem ser ouvidos por todo o Núcleo e especialmente junto às trilhas de visitação.

A partir desta terça-feira 25/10, o núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar vai ganhar

um circuito especialmente criado para a observação de aves.

A inauguração acontece em homenagem ao mês das aves e o circuito vai contar com um guia especializado.

No Litoral Norte foram contabilizados 600 espécies de árvores.

CURSO DE IATISMO GRATUITO EM SÃO PAULO(SP)

O Clube Escola de Iatismo realiza cursos gratuitos da modalidade para crianças entre 10 e 17 anos e também para idosos. As aulas são ministradas na Represa Guarapiranga pelo Iatista Richard Andersen.
Cortesia Seme

Conhecido como um esporte elitista, o Iatismo tem se popularizado nos últimos anos. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo oferece cursos gratuitos para criança de 10 a 17 anos de idade e também para idosos no Clube Escola que fica na represa Guarapiranga.

O curso é coordenado pelo Iatista Richard Andersen, que ensina a cerca de 100 alunos noções básicas de manejo do barco. O Clube Escola de Iatismo fica Rua Francisco de Seixas, 225 no Jardim Nova Guarapiranga.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone é 5543-1345.

domingo, 23 de outubro de 2011

DOMINGO DE FUTEBOL

FOTO RONALDO KOTSCHO

RÉVEILION A BORDO NOS NAVIOS DA FROTA SILVERSEA




Ilhas do Caribe, Austrália, Nova Zelândia e América do Sul são os destinos escolhidos para a festa de final de ano do luxuoso cruzeiro Silversea

Passar o Réveillon 2012 a bordo de um dos navios da linha de cruzeiros de luxo Silversea é um sonho que certamente agrada a muitos gostos. Imagine se estiver na Austrália, ou em uma das ilhas do Caribe ou então no Peru. Neste final do ano, os 6 navios da exclusiva frota, - Silver Cloud, Silver Wind, Silver Shadow, Silver Whisper,Silver Spirit e o navio de expedição Silver Explorer -, vão estar em um desses destinos, para comemorar as férias com muito conforto e elegância.

São quatro viagens imperdíveis em dezembro de 2011, que vão explorar os Fiordes Chilenos, mostrar a fascinante cultura da Nova Zelândia, a vibrante Riviera Mexicana e as exóticas ilhas do Caribe.

”Passar o réveillon a bordo de um dos navios da frota de luxo Silversea é um sonho possível de realizar. Serão quatro destinos imperdíveis e inesquecíveis”, informa Marcia Chiota, gerente de marketing da Silversea para o Brasil.

Além de suítes espaçosas, da variedade de restaurantes de alta-gastronomia, by Relais & Châteaux e dos serviços ALL INCLUSIVE, com todas as refeições e gratificações incluídas, open bar com vinhos, champagne e drinks durante toda viagem; a Silversea também oferece um crédito a bordo, de até US$ 1.000, conhecido como "Passaporte de Luxo", por suíte dupla.

Itinerários de cruzeiros para dezembro de 2011:

Navio passando pelo Canal do Panamá

América do Sul Silver Whisper, 20 de dezembro de 2011, 17 dias (Voyage 4137). Saída de Valparaíso (Chile), segue para Coquimbo (Chile), Arica (Chile), e segue para o Peru, onde passa por Matarani, Callao (pernoite), Salaverry até Manta (Equador), cruza o Canal do Panamá, Puerto Limon (Costa Rica), até Key West (Flórida/EUA) e então no destino final, a cidade de Fort Lauderdale (Flórida/EUA). A partir de $8.398, mais taxas por pessoa/suíte dupla.

Silver Spirit no porto de St. Lúcia

Caribe – Silver Spirit, 20 de dezembro de 2011, 14 dias (Voyage 5138). Saída da cidade de Fort Lauderdale (Flórida/EUA) em direção a Ilha Grand Turk (Caicos Islands), passa por St. John’s (Antígua), para ilha St. Vincent e segue para Barbados, St. Lúcia, St. Barts até Key West (Flórida/EUA) e então no destino final, a cidade de Fort Lauderdale (Flórida/EUA). A partir de $7.648, mais taxas por pessoa/suíte dupla.

Navio Silver Shadow chegando a Sydney

OceaniaSilver Shadow, 21 de dezembro de 2011, 15 dias (Voyage 3134). Saída de Sydney (Austrália), segue para Melbourne (Austrália) (pernoite) e para Hobart (Tasmânia, Austrália), chega na Ilha Stewart (N. Zelândia), Picton, Napier, Tauranga, até a parada final em Auckland (Austrália). A partir de $8.398, mais taxas por pessoa/suíte dupla.

Silversea na Riviera Mexicana

Caribe – Silver Cloud, 22 de dezembro de 2011, 16 dias (Voyage 1131). Saída da cidade de San Diego (Califórnia/EUA) em direção a Ensenada (México) até Cabo San Lucas (México), com passagens por Acapulco (México), Puntarenas (Costa Rica), atravessa o Canal do Panamá em direção a ilha San Blas (Panamá), Cartagena (Colômbia) e então chega no destino final, a cidade de Fort Lauderdale (Flórida/EUA). A partir de $8.038, mais taxas por pessoa/suíte dupla.

Sobre Silversea Cruises

A linha de cruzeiros Silversea, com seus 6 navios, para até 500 passageiros - Silver Cloud, Silver Wind, Silver Shadow, Silver Whisper, Silver Explorer e Silver Spirit, se destaca no segmento de turismo de luxo pelo sistema ALL INCLUSIVE, com todas as refeições e gratificações incluídas, open bar com vinhos, champagne e drinks durante toda viagem, gastronomia francesa by Relais & Châteaux, suítes com vista para o mar e serviço de mordomo para todas as acomodações.

Informações: www.silversea.com



Fonte:.brandpress

sábado, 22 de outubro de 2011

DVD QUE DÁ DICAS PARA CULTIVAR UMA HORTA DE TEMPEROS EM APARTAMENTOS

Dedo Verde Urbano’ lança DVD que dá as dicas para cultivar uma horta de temperos em apartamentos



Dedo Verde UrbanoDedo Verde UrbanoDivulgação

Com técnicas simples e linguagem didática, vídeo incentiva o primeiro passo dos moradores dos centros urbanos em busca de uma vida mais verde.

A ecologia urbana é o grande desafio deste século, pois cerca de 80% da população brasileira vive nas grandes cidades, onde o meio ambiente está cada vez mais negligenciado. Com a intenção de reestabelecer a integração entre os habitantes e a natureza nasce o projeto ‘Dedo Verde Urbano’.

Formatada para estimular a cultura ambiental, a primeira fase da iniciativa terá o lançamento de um DVD que ensina o passo a passo de todas as etapas do cultivo de uma horta de temperos em apartamentos.

A intenção é sensibilizar o cidadão comum, que acredita que para viver nos grandes centros é necessário divorciar-se da natureza e não enxerga no cotidiano o prejuízo que suas atitudes trazem para si próprio. “Mostramos para esse cidadão desacreditado que mesmo em áreas pequenas, em um apartamento, por exemplo, é possível ter uma pequena horta de temperos. Mas que é preciso ter dedicação e técnica para obter sucesso”, explica Hélio Lemos, idealizador do Projeto Dedo Verde Urbano.

Para participar basta ter boa vontade para aplicar as técnicas ensinadas no vídeo e desenvolvidas pela equipe de consultores: Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo, especialista em hortas urbanas; Silvia Jeha, nutricionista e herborista, e Sabrina Jeha, geógrafa e herborista, criadoras do Sabor da Fazenda, viveiro de mudas e plantas. O resultado, além da parceria com a natureza e a contribuição para uma cidade mais harmonizada, está no prazer de poder tirar, na hora e direto do pé, os temperos para incrementar as receitas caseiras.

Ambicioso, o objetivo final do projeto multimídia é promover, em longo prazo, a alfabetização ecológica da população. Segundo Lemos, a crise urbana é cada vez mais intensa e só poderá ser enfrentada com sucesso dentro de uma concepção que vise a integração da cidade ao ambiente natural e não o divórcio.

“Sabemos reconhecer a marca de todos os carros que estão estacionados na nossa rua, mas não sabemos nomear a árvore que temos na porta do nosso prédio e que nos dá sombra o ano inteiro”, afirma Lemos, que também atua como produtor, roteirista e diretor do projeto que visa humanizar as capitais do País.

Para um futuro próximo, estão propostas ações complementares para esverdear as grandes cidades brasileiras, como: o “Censo Vegetal”, que convidará cada um dos habitantes a mapear as áreas verdes próximas de suas residências para levantar a situação da cobertura verde das 10 maiores cidades do País, ação em conjunto com o Portal www.dedoverdeurbano.com.br; o desenvolvimento de um site, um blog e conteúdo para redes sociais em sintonia com os ideais do projeto; e a produção de uma série de TV sobre pessoas que desenvolveram o Dedo Verde Urbano e como suas ações transformam, não só suas vidas, mas o ambiente ao redor.

“O contato com o verde, com a natureza amplia a sua percepção da vida”, afirma Lemos, ressaltando que através do ato de cuidar de um simples vaso de planta, o ser humano pode redescobrir sua essência. “Acredito que o projeto Dedo Verde Urbano será um importante agente catalisador na transformação de nossas grandes cidades em locais melhores para se viver”, conclui Lemos.

O DVD do projeto ‘Dedo Verde Urbano’ será comercializado na internet (site e loja no Facebook), em casas especializadas em produtos naturais, livrarias e bancas de jornais.

Para o lançamento haverá um coquetel para a imprensa, ao ar livre, no Sabor da Fazenda, viveiro de mudas e plantas, na capital Paulista no dia 05/11/2011, das 10h ás 14h.



Fonte: brandpress

CHUVA E SOL? FOTO DO DIA

FOTO RONALDO KOTSCHO

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ACADEMIA DA CIDADE, UM ÓTIMO EXEMPLO

Em Recife o Vida Buena encontrou a Academia da
cidade, um projeto que deveria ser seguido por
todas as cidades brasileiras.


O Programa Academia da Cidade foi implantado em 2002, pela Secretaria de Saúde do Recife, como uma política de promoção à saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável.

Tem o objetivo de potencializar os espaços públicos de lazer requalificados e equipamentos de saúde para promover a prática de atividade física e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis. A Academia da Cidade visa à melhoria da qualidade de vida da população recifense.

Atualmente com 20 polos implantados, o Programa congrega 80 profissionais das áreas de educação física e nutrição. Serve de campo de estágio para mais de 78 acadêmicos das duas áreas. Além disso, desenvolve trabalhos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), junto aos seus usuários, com a orientação de atividades físicas, jogos e passeios temáticos.

FOTOS DO DIA - BRINCADEIRA DE CRIANÇA


FOTOS CAMILA ALVARENGA

NO ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA A 3°MEIA MARATONA




A 3ª Meia Maratona de Goiânia é um momento de lazer e confraternização inesquecível, que comemora o aniversário da capital goiana com muita alegria e disposição.

A disputa fica por conta da superação dos próprios limites e pela liberdade de correr pelas ruas de uma das cidades mais belas do Brasil.

Objetivo:
Incentivar as corridas de rua em Goiânia de forma sem igual, humanizando, confraternizando e despertando bons valores nos atletas e população.

Características:

Prova com percurso urbano;
Percursos de 5, 10 e 21km;
Data: 23 de outubro – aniversário de Goiânia.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FOTO DO DIA

FOTO: MAIRA GRIECCO

IDEB DAS ESCOLAS DE RIO BRANCO (AC) É SUPERIOR A MÉDIA NACIONAL


Criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, o Ideb é calculado com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é necessário que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Em 2009, Rio Branco alcançou a nota 5, posicionando-se entre as seis capitais do Brasil com o melhor índice em desempenho dos alunos, passando cidades desenvolvidas como São Paulo, Porto Alegre e Vitória. Na verdade, a capital acreana atingiu a meta nacional projetada só para 2013.

Em 2007, o Ideb registrado foi 4,4 para Rio Branco. A capital superou as estimativas do MEC: em 2007 a meta era atingir 4,2 e em 2009 a projeção era de 4,5.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OBESIDADE INFANTIL DEVE SER TRATADA COM MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

childhood-obesity.jpg



A sociedade moderna enfrenta um problema muito grave, que vem crescendo rapidamente, a obesidade infantil. O estilo de vida das crianças se modificou bastante fazendo com que muitas delas tenham uma vida sedentária e repleta de alimentos engordativos, por exemplo, hambúrgueres e refrigerantes. Isso contribui muito para que a criança engorde e tenha problemas de saúde que até então eram apenas conhecidos na vida adulta. Além disso, esses jovens podem desencadear doenças psicológicas, como a depressão, por causa de atitudes preconceituosas, principalmente por parte dos colegas de escola.

Para a psicóloga Cláudia Nogueira, que trata a obesidade infantil no Spa Sorocaba, o apoio da família é essencial para que a criança consiga emagrecer e se livre dos traumas causados pelas zombarias. “É importante que a família acolha a criança a tratando com respeito, carinho e sem nenhum tipo de preconceito ou comparações. É necessário ser informada que a obesidade é uma doença que deve ser tratada por uma equipe especializada e multidisciplinar”, diz Cláudia.

A obesidade pode desenvolver transtornos alimentares na adolescência, como compulsão alimentar, bulimia e anorexia nervosa. Também pode causar alterações cardiovasculares, diabetes, problemas na pele e até alterar o crescimento.

Este é um problema da sociedade moderna e segundo dados do Ministério da Saúde já atinge 10% das crianças brasileiras. A nutricionista Karen Amorim Porcelli afirma que quando a criança faz o tratamento adequado e consegue emagrecer ela deve continuar a ter hábitos saudáveis para não voltar a engordar, “o paciente deve manter em seu dia-a-dia os conceitos de educação alimentar que aprendeu, como o consumo de uma dieta equilibrada com calorias e nutrientes equilibrados, que proporcionem um crescimento e desenvolvimento saudável, e a prática de atividades físicas”.

“Estar em um Spa para fazer o tratamento é uma excelente oportunidade, principalmente pelo fato de as crianças terem contato social com outras que enfrentam o mesmo problema. É uma forma de incentivá-los a manter um estilo de vida saudável. Entretanto, ainda são poucos os spas que aceitam crianças e possui programas e profissionais especializados neste público”, afirma Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, cardiologista e responsável técnico do Spa Sorocaba.

O educador físico do Spa Sorocaba, Rodolpho Teixeira Súnica, informa que a prática de exercícios físicos é tão importante para a saúde física quanto para a mental, tendo a capacidade de ajudar a emagrecer e a superar os empecilhos psicológicos que a criança possa ter desenvolvido, “a criança deve praticar atividades físicas nas quais ela sinta prazer, como exercícios aquáticos e aulas envolvendo diversas tarefas a serem cumpridas por um determinado tempo e se puder ser exercida com o direcionamento de um profissional também é uma ótima opção” reforça Rodolpho.

EM RECIFE (PE) SEMANA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Entre as ações, palestras, brincadeiras, preparo de refeições, teatro de fantoches e visitas a cozinhas industriais

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), promove, a partir desta terça-feira (18), a Semana Municipal de Alimentação Saudável. São diversas atividades de esclarecimentos sobre uma alimentação de qualidade nutricional para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A Semana é uma iniciativa que integra o projeto “Ação Saudável; Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, que tem o objetivo de trabalhar ludicamente com os estudantes da rede a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva.

Entre as atividades para a Semana estão palestras, brincadeiras, preparo de refeições, teatro de fantoches, que acontecerão nas próprias unidades educacionais, e visitas às cozinhas industriais das empresas fornecedoras de merenda escolar. A Semana vai mobilizar alunos com idade entre 9 e 12 anos, que cursam o 4º e 5º anos do 2º ciclo.

Participam da ação nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial), nutricionistas das duas empresas que fornecem a merenda às escolas municipais da Cidade e profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, por intermédio do NAPI (Núcleo de Atenção às Práticas Integrativas), vinculado ao Programa de Saúde da Família”, ressalta a diretora de Alimentação Escolar, Terezinha Pimentel.

Ao todo, 30 escolas municipais de todas as Regiões Político-administrativas (RPAs) do Recife estão integradas diretamente às ações da Semana Municipal de Alimentação Saudável. Nesta terça-feira, a partir das 14h, uma das escolas que vão receber o projeto é a Municipal Professor Simões Barbosa, na avenida Dois Rios (Ibura). Segundo a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, uma boa alimentação, além de garantir a saúde das crianças, promove bons índices de aprendizagem.

A Prefeitura está sempre preocupada com a alimentação dos estudantes, pois a carência de vitaminas e nutrientes pode provocar uma baixa nos índices de aprendizagem. Não se pode separar saúde de educação, por isso estamos sempre investindo nessas ações para garantir aos nossos estudantes uma qualidade de vida cada vez melhor”, defende Ivone.

Hortas nas escolas – A Prefeitura está implantando hortas nas escolas municipais. A ação inicia com uma avaliação prévia nutricional e dos hábitos alimentares dos estudantes da unidade. Em seguida, os educadores passam por uma formação, que trabalha não só com a questão da alimentação, mas também com a questão ambiental.

Enquanto a equipe da Prefeitura prepara o terreno para a criação da horta e promove palestras nas escolas com nutricionistas e biólogos da Diretoria de Alimentação (Dial), a parceira Inmed (International Medical Services for Health), fornece o material educativo, como cartazes e folderes que explicam os cuidados a serem tomados pelos “horteiros-mirins”, como lavar as mãos corretamente para evitar verminoses, por exemplo. Os alunos recebem formação de horteiros-mirins e utilizam o que colhem na horta na própria alimentação.

Já a Fundação Kraft Foods, patrocinadora do projeto, fornece o kit horta, composto por carroça de mão, enxada, enxadeco, ciscador, mangueira, regador, barbantes, estacas de madeira para sustentação, entre outros, além das sementes de alface, cenoura, pepino, cebolinha, coentro, salsa, tomate, pimentão, etc. Também são fornecidos esterco, terra de jardim e extrato de húmus.

Atualmente, quatro escolas já têm suas hortas dando os seus frutos: E. M. Cecília Meirelles, Novo Pina, Alto da Guabiraba e Diná de Oliveira. A meta da Prefeitura do Recife é implantar 30 hortas até o final de 2011, e 197 até agosto de 2012.